SOBRE:
Pedro Cabrita Reis nasceu em 1956 em Lisboa (onde vive e trabalha), é um dos artistas portugueses mais conhecidos da actualidade. Participou em exposições internacionais de renome: entre outras, o seu trabalho foi exposto na 9.ª Documenta de Kassel e na 24.ª Bienal de São Paulo. Em 2003, representou Portugal na Bienal de Veneza.
A complexa obra de Pedro Cabrita Reis inclui uma multiplicidade de meios, dos desenhos sobre papel utilizando grafite e pastel, passando pela pintura em grande escala, até às instalações de dimensões arquitecturais. Os meios que utiliza individualmente fluem uns nos outros sem perderem o seu carácter próprio. Esculturas transformam-se em imagens; quando presas a janelas, as pinturas articuladas em áreas monocromáticas de côr conduzem a elementos arquétipos da arquitectura ou desenvolvem qualidades esculturais. Fotografias que surgem nas instalações conseguem abrir infinitos espaços de memória e reflexão. A `natureza´aparece no seu trabalho de uma forma extremamente filtrada, como um espaço para o pensamento. A perda da natureza como ideia referencial é uma força motivadora no trabalho de Pedro Cabrita Reis. O artista vê a arquitectura como tomando o seu lugar, e percebe-a como disciplina mental ou `exercício de realidade´através do qual nos medimos a nós mesmos e ao mundo. Isto requer uma alta precisão.
O artista trabalha precisamente com as várias qualidades físicas dos frequentemente utilizados materiais pobres que utiliza. A estética subtil nas intervenções de Cabrita Reis apela à AISTHESIS do espectante, cuja percepção é requerida de modo especial. Em geral, a qualidade pictórica e as condições de visibilidade são assuntos centrais para o artista. As suas instalações arquitectónicas também podem ser percebidas como ocupações territoriais, exclusões e delimitações. Por isto mesmo, contudo, elas também reflectem possibilidades de conexões, de comunicação e de troca, sendo espaços onde a realidade ocorre. O invisível mostra o visível enquanto eco da memória.
Exposições Individuais (seleção)
2022 – 12 ROOMS | Cabrita: Room #8, KEWENIG
2021 – Serendipity, Mai 36 Galerie; I (STILL) LOVE THE SMELL OF OIL COLOR IN THE MORNING, KEWENIG; Pedro Cabrita Reis – Pinturas de Paisagem, Galeria Miguel Nabinho
2019 – PEDRO CABRITA REIS, Mai 36 Galerie
2017 – 4 Volte Io, Magazzino; Julio Pomar – Pedro Cabrita Reis: Das pequenas coisas, Atelier-Museu Júlio Pomar; Intuition, Palazzo Fortuny
2016 – South Wing, Art Basel; Fallen and Standing, Galerie Kewenig
2015 – PEDRO CABRITA REIS, Galeria Miguel Nabinho; La Casa di Roma, Site-specific intervention, MAXXI Museo nazionale delle arti del XXI secolo; A few drawings, a façade inside and a possible staircase, The Arts Club of Chicago; Les lieux fragmentés, Hôtel des Arts; La Casa di Roma, Site-specific intervention, Galerie Kewenig; Les Lieux fragmentes, Hôtel des Arts; Pedro Cabrita Reis, Galerie Kewenig; Il palazzo vuoto, The Arts Club of Chicago
2014 -The London Angles, Sprovieri Gallery
2013 – A Remote Whisper…, 55th Venice Biennale
2012 – D’apres Nature (Possibly), Galeria Joao Esteves de Oliveira; Una piccola mostra astratta…, Magazzino
2011 – One after another, a few silent steps, Museu Coleção Berardo; One after another, a few silent steps, M Museum
2010 – One after another, a few silent steps, Carré d’Art; Pedro Cabrita Reis, Beursschouwburg
2009 – Wintry, Magazzino; One after another, a few silent steps, Hamburger Kunsthalle; La Línea del Volcán, Museo Tamayo Arte Contemporaneo
2008 – True Gardens #6, Kunsthaus Graz; Micro-Narratives, Tentations dês Petites Réalites, Musée d’Art moderne de Saint-Etienne; Colecções Privadas, Palácio da Galeria, Museu Municipal de Tavira
2007 – The city within, OPA – Oficina para Proyectos de Arte, Guadalajara, México; – La città che sale, Arcos – Museo di Arte Contemporania del Sannio, Benevento, Itália
2006 – Fundação, Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa; – Every moment, one moment after the other, MACRO – Museo d’Arte Contemporanea di Roma, Itália
Exposições Colectivas (seleção)
2019 – U Q ! E D I T I O N S, Brisa Galeria; Untitled, Peter Freeman, Inc.
2018 – Pedro Cabrita Reis Nan Goldin Justin Matherly, KEWENIG; Variations portugaises, Abbaye St André, Centre d’art contemporain Meymac; Variations portugaises (curated by Caroline; Bissière and Jean-Paul Blanchet), Centre d’Art Contemporain de Meymac; Linha, Forma e Cor, Obras da Coleção Berardo, Berardo Museum Collection; Pedro Cabrita Reis, Nan Goldin, Justin Matherly, Galerie Kewenig; Linha, Forma e Cor, Obras da Coleção Berardo, Berardo Museum Collection; Escala 1:1, Tabacalera Promoción del Arte
2017 – Dimensões Variáveis – Artistas e Arquitetura, MAAT; EMST, documenta14; Quarto de Espanto – Em torno da Coleção da Caixa Geral de Depósitos, Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco; Quinze Escultores, MIECST – Museu Internacional de Escultura Contemporânea; 4 Volte Io, Magazzino; Intuition, Venice Biennale; Generations, Miart 2017
2016 – Conversas: Arte Portuguesa recente na Coleção de Serralves, Museo Serralves; Portugal, Portugueses – Arte Contemporânea, Museu Afro Brasil
2015 – MAI 36 SHOWROOM, Mai 36 Galerie; Pavillon de L’Arsenal, Paris. Artists and Architecture. Variable Dimensions, Pavillon de l’Arsenal; (im)possible! Artists as Architects, Marta Herford; Fondazione VOLUME!, Passaggi, Musée d’art modern et contemporain de Saint-Étienne Métropole; Albero della Cuccagna, MAXXI Museo nazionale delle arti del XXI secolo; anozero’15 – um lance de dados, Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra, Sala da Cidade, Refeitório do Convento de Santa Cruz
2014 – Luci d’Artista, Festival of Light
2013 – Glasstress. White Light / White Heat, Venice Projects; Extralarge, MACRO; A window on the world: From Durer to Mondrian and Beyond, Museo Cantonale d’Arte
2012 – A Sense of Place, Palais des Beaux Arts; O Rio Voador, Centro de Artes Plasticas; Neon, La materia luminosa dell’arte, MACRO; A window on the world: From Durer to Mondrian and Beyond, Museo Cantonale d’Arte; Private Lives, Centro Cultural de Cascais; La Ligne Passé, Galerie Bernard Ceysson
2011 – Observadores: Revelações, Trânsitos e Distâncias, Museu Coleção Berardo
2010 – D’Après Nuno Goncalves, MNAA; By day, by night, Rockbund Art Museum; Primitivos Portugueses (1450-1550). O Século de Nuno Gonçalves, MNAA; Biennale For International Light Art, Biennale For International Light Art; Contentores, P28, Docas de Alcântara; Look Up! Natural Porto Art Show, Universidade do Porto
2009 – Colossal – Art Fact Fiction, Osnabrücker Land; Encounters with Modern Art: The Kunstmuseum Winterthur, Kunst- und Ausstellungshalle der Bundesrepublik Deutschland; Desenhos (Drawings): A-Z, Museu da Cidade; La escultura en la colección del IVAM, IVAM; Anabasis. On Rituals of homecoming, Ludwik Grohman Villa; Essential Experiences, Palazzo Riso
2008 -Pedro Cabrita Reis/Mario Merz, Fondazione Merz; Second Nature, Park Dexia; Pedro Cabrita Reis, Palácio dos Arcos; Múltiplas Direcções, Museo do Chiado, MNAC; Lumière toujours, Embaixada de França; Second Nature, Domaine de Chamarande; La città che sale. We try to build the future, MACRO; An unruly history of the readymade, Galeria Fundación
2007 – Colecção António Cachola, parte I, Museu de Arte Contemporânea de Elvas; Reconstruction #2, Contemporary Art at Sudeley Castle; 48th October Salon, Belgrade Cultural Center; 50 anos da Arte Portuguesa, Fundação Calouste Gulbenkian; Blind date Istanbul, Deutsch Bank Collection, Sakip Sabanci Musei; To be continued, Magasin 3 Stockholm Konsthall; Contemporary art from Portugal – works from the collection of the Luso-American Foundation, Portugal Embassy; UQBAR: improbábles géographies…, Berardo Museum Collection; Á propos des lieux d ́origine: Portugal, agora, panorama of portuguese contemporary creation, MUDAM Luxembourg; Jardim Aberto, Palácio de Belém; III Bienal de Jafre, III Bienal de Jafre; UQBAR: improbábles géographies…, Atelier Soardi; Livre Circulação, Toll Free!, Serralves no Algarve, Fábrica de Cerveja; Museu Colecção Berardo – Exposição Inaugural, Museu Berardo, Lisboa; -50 Anos de Arte Portuguesa, Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
2006 – Anos 80: Uma Topologia, Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto
2005 – farsites: urban crisis and domestic symptoms, CECUT – Centro Cultural Tijuana, San Diego Museum of Art, EUA; – Le Génie du Lieu, Musée des Beaux Arts de Dijon, Palais des États de Bourgogne, Dijon, França
Bibliografia (seleção)
2007 – 50 Anos de Arte Portuguesa. Guia da Exposição, Raquel Henriques da Silva, Ana Filipa Candeias, Ana Ruivo (coord.), Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
2006 – Pedro Cabrita Reis: Fundação, Dieter Schwarts, Jorge Molder (coord.), Pedro Cabrita Reis (coord.), Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.; – Pedro Cabrita Reis: o que resta de um sonho há muito extinto, Bernardo Pinto de Almeida, Lisboa: Caminho (colecção “Caminhos da Arte Portuguesa no Século XX”).; – Pedro Cabrita Reis: todas as obras, João Lima Pinharanda, S. Mamede do Coronado: Bial.; – Pedro Cabrita Reis, Michael Tarantino, Adrian Searle, José Miranda Justo, João Fernandes, Ostfildern-Ruit: Hatje Cantz Verlag.