Gabriela Albergaria

SOBRE:

PORTUGAL, (1965, Vale de Cambra)

Estudou na Faculdade de Belas-Artes no Porto, foi artista com residência em Kunstlerhaus Bethanien e começou a expor em grupo e individualmente a 1990. Actualmente, devido ao seu trabalho, percorre um triângulo geográfico entre Lisboa, Berlim e Nova Iorque, enquanto o mesmo percorre um espaço ainda mais amplo: Lisboa, Brasil, França, Alemanha, Dinamarca, Colômbia, Espanha, Canadá, Áustria e Suécia.

Conhecida pelo seu trabalho em Fotografia, Desenho, Instalação e Escultura, o seu foco prende-se em jardins e a sua história, sendo não só representada em Portugal (Agência Vera Cortês) mas também no Brasil, Alemanha e Canadá.

 

O trabalho da Albergaria envolve um território: a Natureza. Uma natureza manipulada, plantada, transportada, hierarquizada, catalogada, estudada, sentida e relembrada através da exploração contínua de jardins em fotografia, desenho e escultura. O artista vê os jardins como construções elaboradas, sistemas representacionais e mecanismos descritivos que sintetizam um conjunto de crenças ficcionais que são empregadas para representar o mundo natural. Os jardins também são ambientes dedicados ao lazer e estudo, processos culturais e sociais que produzem uma compreensão histórica do que é conhecimento e do que é prazer.

De maneira mais geral, as imagens de jardins e espécies vegetais empregadas pelo artista são utilizadas como dispositivos para revelar processos de mudança cultural por meio dos quais são produzidas visões da natureza. Mediados por sistemas de representação, eles geram diferentes versões do que vemos como paisagem – um sistema complexo de estruturas materiais e hierarquias visuais, construções culturais que definem o enquadramento de nosso campo visual.

Desde 1999 a Albergaria expõe regularmente em todo o mundo.

As exposições individuais e instalações recentes incluem:

Nature Abhors a Straight Line Fundação Culturgest, Lisboa; …uma aventura em que os humanos são apenas um tipo de participante… na Galeria Vera Cortês, Lisboa Portugal (2019); Vidas após a morte da natureza, Sapar Contemporary, Nova York (2019); Cume e Sulco (Vala e Cômoro), comissariada por Filipa Oliveira, Painters Garden – Jardim Botânico do Centro de Arte Casa da Cerca, Almada/ Lisboa 2019; Pinch Pinch Pinch , Projecto Intervenções, Museu Lasar Segall, São Paulo, Brasil (2018); Ah, Al Fin Naturaleza , Flora ars+natura, Bogotá, Colômbia, (2016); Ah, Finalmente, Natureza , Fórum Eugénio de Almeida (Évora, 2015); Two Trees in Balance , Socrates Sculpture Park, Nova York (2015) e em 2013 na Galeria Vermelho, São Paulo e Hacienda La Trinidad Parque Cultural, Caracas, Venezuela.

As exposições coletivas incluem:

Tudo o que eu quero / All I Want– Artistas portuguesas de 1900 a 2020, curadoria de Bruno Marchand e Helena Freitas, 2021/22 na Fundação Calouste Gulbenkian em Portugal e centro de criação contemporain olivier debré, Tours, França; Zona da Mata , curadoria de Ana Magalhães, Cauê Alves, Marta Bogéa, Parte I MAM, Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2021; DRAWING POWER – CHILDREN OF COMPOST , curadoria de Joana Neves, Frac Picardie, 2021; 2018 Amazônia: Novos Viajantes , MUBE, Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia (São Paulo, SP), curadoria de Cauê Alves e Lucia Lohmann; Wave Hill Garden , Glyndor Gallery, Nova York, 2014; Do barroco Para o Barroco – Está a Arte Contemporânea , Casa da Parra, Santiago de Compostela, Espanha, 2013.

Seu trabalho foi apresentado em:

TREE TIME no MUSE – Science Museum em Trento, Itália, 2020/2021; CONSTRUYENDO HISTORIAS Museo de Arte Contemporáneo de Alicante (MACA), Espanha, Obras da Fundación CocaCola 2019; A Metade do Céu, Fundação Arpad Szenes Vieira da Silva, Lisboa 2019; ANO ZERO, Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra, 2017; 1a Bienal de Montevidéu, 2012; Não Destrua, Arte das Árvores e Pensamento Judaico, Museu Judaico Contemporâneo, São Francisco, 2012; Ecológica, Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2010; Kurs: The Tree, Fuglsang Kunstmuseum, Toreby, Dinamarca, 2009.

As residências incluem o Wave Hill Public Garden and Cultural Center (Winter Workshop 2012), Villa Arson, Centre National d’ Art Contemporain, Nice, França (2008) e o Jardim Botânico da Universidade de Oxford em colaboração com a Ruskin School of Drawing and Fine Art , Oxford (2009/2010).

 

Selecionar Coleção Permanente:

CAM – Centro de Arte Moderna, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal
Fundação EDP, Lisboa, Portugal
Coleção Teixeira de Freitas, Lisboa , Portugal
Coleção Norlinda e José Lima, São João da Madeira, Portugal
Coleção PLMJ, Lisboa, Portugal
Coleção António Cachola, Elvas, Portugal
Coleção Figueiredo Ribeiro – Quartel de Arte Contemporânea de Abrantes, Portugal
Fundación Kablanc Otazu, Espanha
Thyssen Bornemisza Art Contemporary (TBA21), Áustria
Colección Navacerrada, Espanha
Colección Coca-Cola, Espanha
Instituto Figueiredo Ferraz, Ribeirão Preto, Brasil
Museu de Arte Moderna da Bahia , Salvador, Brasil
Perez Collection, Miami, EUA
KFW bankengruppe, Frankfurt, Alemanha
Deutsche Bank Collection, Alemanha
Coleção da Caixa Geral de Depósitos, Lisboa, Portugal

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